domingo, 8 de junho de 2014

Comportamento - Emagrecimento

                   
   

Por que é tão difícil emagrecer?

O controle de peso tem sido encarado como um grande desafio de nosso tempo, especialmente por questões relacionadas aos prejuízos da saúde por estar acima do peso ideal, sem deixar de lado o fato de que a nossa cultura privilegia e valoriza o corpo magro. No grupo das pessoas com sobrepeso encontramos aquelas que se incomodam e tentam lutar contra isso procurando receitas mágicas, fazendo dietas continuamente, se engajando em comportamentos que muitas vezes não se sustentam a longo prazo e acabam por retornar ao sobrepeso de tempos em tempos. Há ainda uma parcela de pessoas que aparentemente não se incomodam, comem como desejam, gastam energia muito menos do que ingerem, mas muitas vezes optam por interagirem menos com as pessoas, ou quando o fazem, acabam mostrando sua baixa autoestima.
As explicações de por que é difícil emagrecer podem ser encontradas em alguns fatores: 1) Tendências familiares – Se membros de uma mesma família apresentam sobrepeso possivelmente hábitos inadequados de consumo e práticas grupais relacionadas à supervalorização das refeições explicaria problemas para ter um peso saudável. Questiona-se também a existência de uma provável origem genética para um indivíduo ser afetado diferencialmente pela comida, ou seja, privilegia-se o comportamento de comer, ou ainda uma tendência para metabolismos lentos, o que explicaria a baixa queima de calorias. 2) Comida é de acesso fácil – Diferente de em tempos mais remotos, hoje a comida pode ser encontrada e obtida sem muito esforço,  não se precisa caçar para comer, em qualquer esquina há um local onde se vende comida, muitas das vezes calórica. 3) Sedentarismo – Vivemos em uma época onde poupar esforços é a prioridade. Cada vez mais há meios mais cômodos para se atingir o que se quer, quase tudo vai sendo automatizado, então, se consome menos energia, que o corpo vai acumulando. O hábito da atividade física não tem sido adotado tanto quanto seria necessário para ter um corpo saudável.
A Solução está em mudar os hábitos: Em geral as iniciativas para perder peso envolvem seguimento de dietas e privações que são aceitas apenas por certo período de tempo. Os primeiros resultados em termos de emagrecimento aparecem cedo muitas vezes, o que é animador, e mantém os esforços por mais um período. Porém, as pesquisas mostram que a maioria das pessoas retoma os hábitos e o peso inicial antes de completar um ano com o novo peso. Pensando nisso, o INTERAC desenvolveu em 2005 o ProControle, um programa comportamental para ajudar pessoas a adotarem novos hábitos e conseguirem emagrecer definitivamente. Constitui-se de sessões individuais e em grupo voltadas para o ensino da análise do próprio comportamento, bem como de estratégias de autocontrole e engajamento em ações mais adaptativas em termos de qualidade de vida. O objetivo principal do programa é promover a mudança de comportamento e para isso os psicólogos fazem uso de técnicas específicas e propõem tarefas a serem cumpridas pelos clientes, que participam ativamente do tratamento. Um dos eixos importantes é a sensibilização para o autocuidado e investimento no aumento da autoestima dos participantes. O sucesso do ProControle está relacionado também à parceria com nutricionistas, médicos, personal trainers e academias de esportes. Para conhecer mais entre em contato conosco.
Fabíola A. Garcia Serpa, psicóloga da equipe INTERAC
www.interac.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário